quarta-feira, 18 de junho de 2008

Chefes destes...


Existe um certo discurso "tipo" entre alguma ou mesmo toda a classe patronal. O discurso do "Quem está mal, muda-se". Simples e eficaz. O trabalhador nunca é obrigado a nada, a empresa é cumpridora e rege-se pelas leis do Código do Trabalho vigente. Isto, é claro, aos olhos de quem está de fora. Porque, na realidade dos factos, no interior de cada "nicho" laboral, há sempre conflitos intermináveis entre patrões e funcionários. Os "chefes" fazem-se valer dos galões para mandar a seu bel prazer. Tomam as atitudes que bem entendem para com os trabalhadores, exigem, exigem, exigem sem que da outra parte da trincheira também se possam fazer ouvir e concretizar reivindicações. Chefes destes, poderia eu dizer, "dispenso"... Mas, infelizmente, tenho que me submeter aos mandos e desmandos e às injustiças diárias a que assisto diariamente no local de trabalho. Afinal, ainda não ganhei coragem para a tal mudança do discurso.

2 comentários:

Kas disse...

Rikikikiiiii! Camarada oprimida junta-te à força dos trabalhadores! Juntos somos fortes contra a opressão laboral! Bora fazer uma paralizaçã geral... De meia horita vá lá...

TPC disse...

Vamos abalar o sistema ou abalar do sistema e criar o nosso próprio sistema anti-sistema?

Ao poder a reivindicação, quando é justa, a coragem, quando o ambiente é adverso a ela, e a criatividade, para ultrapassar a nossa crise.

TPC